O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) vem a público manifestar seu total apoio aos médicos obstetras da Maternidade do Hospital Evangélico de Santa Maria de Jetibá e seu mais firme repúdio aos ataques injustos e infundados divulgados recentemente em redes sociais contra esse serviço essencial para a saúde pública regional.
Estamos diante de uma tentativa clara de desmoralização de profissionais que têm se dedicado de forma ética, técnica e humanizada à assistência obstétrica na região, com resultados expressivos na redução das taxas de mortalidade materna, fetal e neonatal — abaixo das médias nacional e estadual. É uma conquista que merece reconhecimento, não ataques.
É grave e inadmissível que, em vez de valorização, esses profissionais estejam sendo vítimas de desinformação, exposição pública irresponsável e incitação ao descrédito. O Simes lembra que práticas como invasão de unidades de saúde, ameaça a profissionais e divulgação de conteúdos difamatórios são práticas criminosas.
Não aceitaremos que a categoria médica seja transformada em alvo de campanhas levianas que só agravam o cenário da saúde pública e colocam em risco a assistência à população.
Nos unimos à equipe médica da maternidade, aos gestores comprometidos, às demais entidades representativas da classe médica e à sociedade civil organizada de Santa Maria de Jetibá na defesa do respeito à medicina, à ética profissional e à segurança dos profissionais de saúde. Estamos à disposição para atuarmos, civil e criminalmente, junto à instituição e aos profissionais por nós representados.
Basta de ataques aos médicos! Basta de violência contra quem cuida da vida!
Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes).