O Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes) manifesta seu mais veemente repúdio à conduta inaceitável do vereador Oldair Rossi, de Guarapari, que, em atitude autoritária, desrespeitosa e ameaçadora, dirigiu-se a uma médica voluntária em pleno exercício de suas funções na Unidade de Saúde Básica (UBS) do município.
Na ocasião, o parlamentar exigiu privilégio no atendimento para um conhecido seu, invadindo a área interna da unidade, ordenando que a profissional de saúde interrompesse um atendimento em andamento, proferindo gritos e ameaças, em flagrante desrespeito não apenas a ela, mas também a todos os que se encontravam na unidade.
A postura do vereador revela abuso de autoridade, machismo, autoritarismo e um completo desprezo pelos princípios da ética e da justiça e é inadmissível em qualquer contexto, especialmente em ambientes de saúde pública. Um representante eleito para defender os interesses da população jamais deveria usar seu cargo para constranger profissionais e atropelar direitos dos cidadãos.
O Simes manifesta sua total solidariedade à profissional covardemente atacada, repudia, de forma categórica, toda forma de intimidação ou violência contra trabalhadores da saúde e espera que as autoridades competentes tomem medidas imediatas para responsabilizar o vereador por suas ações.
Sindicato dos Médicos do Estado do Espírito Santo