Simes

Sindicalização

O Simes é o fórum adequado para o médico lutar por seus direitos, melhores salários e condições de trabalho dignas. O Simes defende os interesses gerais e a melhoria das condições de sua categoria. Isso não significa, porém, que todo profissional seja associado ao seu sindicato: a associação representa uma opção, em um ato explícito de vontade. Por isso, alguns benefícios são oferecidos apenas aos associados. Incluem-se aí vários processos coletivos movidos contra empresas e entidades públicas ou privadas. Enfim, os associados formam a base de sustentação de seu sindicato, garantindo-lhe a representatividade.

Se você ainda não se filiou, venha conhecer o sindicato e os serviços que oferecemos aos médicos.

Como se Sindicalizar


Todo médico pode se sindicalizar assim que tiver o Registro Profissional do Conselho Regional de Medicina. Basta ir ao sindicato com a carteira do CRM-ES e quitar a Contribuição Social.

Contribuição Sindical


O que é: Tributo Federal, equivalente a um dia de trabalho, obrigatório, previsto na Constituição Federal e nos artigos 578 e 580 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).


Quem paga: Pagam o tributo todos os médicos inscritos no Conselho Regional de Medicina Seção Espírito Santo (CRM-ES), sindicalizados ou não, celetistas, estatutários, autônomos exclusivos ou vinculados a convênios.


Penalidade: Se não pagar o tributo, o profissional liberal, de acordo com o artigo 599 da CLT, poderá incorrer em penalidades que serão aplicadas pelos órgãos públicos ou autárquicos disciplinares, mediante comunicação das autoridades fiscalizadoras. Entre as penalidades, estão desde a suspensão do exercício profissional até a quitação da dívida.
Valor: R$ 210,00 (ano 2013)


Quando pagar: De acordo com o Art. 583 da CLT, os profissionais liberais devem recolher a Contribuição Sindical no mês de fevereiro. Orientamos que, ao quitar o boleto emitido pelo Simes, imediatamente encaminhe cópia do comprovante de pagamento ao departamento pessoal do seu local de trabalho para evitar o desconto em folha.


Data de desconto:
28 de fevereiro – profissionais autônomos ou liberal
Março – desconto em folha dos empregados com vínculo.


Vantagem: Antecipando-se ao desconto em folha, o médico investe sua contribuição no sindicato, que existe única e exclusivamente para defendê-lo. Caso contrário, esse recurso vai parar em um sindicato que não representa os interesses específicos da categoria médica.

Contribuição Social


O que é: Contribuição paga pelo profissional que se associa, espontaneamente, ao Simes.
Valor: R$ 528,00


Por que pagar: O médico que paga a Contribuição Social pode usufruir de vários benefícios oferecidos pelo Simes, inclusive a defesa de seus direitos trabalhistas individuais. Somente o médico em dia com a Contribuição Social poderá se candidatar e votar nas eleições do sindicato.


Benefícios de ser sindicalizado
Associando-se ao Simes, o médico poderá desfrutar dos nossos benefícios e serviços especiais, tais como:

• Representatividade nas mesas de negociações e na defesa da atividade médica
Departamento Jurídico estruturado, que fará sua defesa em qualquer processo que possua alguma relação com o exercício da profissão
• Tabela de preços diferenciada para serviços advogatícios para ações que não possuem relação com a atividade médica
• Descontos especiais em parceiros credenciados

Expediente

Segunda a Sexta-feira

12h as 19h

Telefones

Fixo

(27) 2104.6060

Celular

(27) 9.9291.0229

Fax

(27) 3322.6087

Endereço

Rua Alberto de Oliveira Santos, 42
Ed. AMES - Salas 1816 a 1820
Centro - Vitória - ES - CEP: 29010-901